Créditos

Saúde e Cuidado: compartilhando histórias website possibilita o compartilhamento de experiências de saúde, doença e cuidado. A informação contida neste módulo de Hanseníase é baseada em resultados da pesquisa qualitativa realizada no Rio de Janeiro e Porto Velho coordenada pelas pesquisadoras Alicia Navarro de Souza e Maria Katia Gomes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAAE 90270618.9.1001.5257 e CAAE 90270618.9.2001.0013).


Equipe de pesquisa

Alicia Navarro de Souza - Médica, Doutora em Ciências da Saúde (Psiquiatra), com experiência em pesquisa qualitativa, relacionada especialmente a experiências de adoecimento e cuidado. Professora Associada aposentada e atual Professora Colaboradora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora da DIPEx Brasil. Coordenadora do Módulo DIPEx Hanseníase. Alicia realizou entrevistas no Rio de Janeiro e Porto Velho, Rondônia. Participou da análise das entrevistas. Revisou todas as narrativas do perfil dos participantes escritas por vários de seus alunos. Escreveu o sumario dos temas e subtemas.

Anna Carolina Mauricio - Médica, Mestre em Clínica Médica pelo Programa de Pós-graduação de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anna Carolina realizou entrevistas sob supervisão durante seu Mestrado.

 

 

 

João Pedro Cortez Atallah Haun - Monitor bolsista do Núcleo de Educação à Distância e Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. João Pedro contribuiu para este projeto preparando o material para a publicação no website incluindo a redação de textos em linguagem accessível, como sumários e o texto Recursos e Informações, além do extenso trabalho na edição e legendamento dos vídeos.

 

 

Maria Katia Gomes - Médica, Dermatologista, especialista em Hanseníase. Doutora em Dermatologia (Hanseníase).0 Professora do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina da UFRJ. Kátia organizou e recrutou os participantes para a realização das entrevistas no Rio de Janeiro e Porto Velho, Rondônia. Maria Katia participou da análise de entrevistas. Preparou material para o website, o vídeo de Boas-Vindas e vários podcasts. Articulou recursos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Rondônia, viabilizando a pesquisa.

 

Marcelo Pfeiffer Castellanos - Sociólogo, Doutor em Saúde Coletiva com experiência em pesquisa qualitativa e sociologia das doenças crônicas. Professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Membro da DIPEx Brasil. Marcelo contribuiu na definição das categorias da análise temática e participou da análise de entrevistas.

 

 

Nelson Filice de Barros - Cientista social, Doutor em Saúde Coletiva com experiência em pesquisa qualitativa e temas da sociologia da saúde. Professor Livre-Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro da DIPEx Brasil. Nelson contribuiu na definição das categorias da análise temática e participou da análise de entrevistas.

 

 


Painel de especialistas

Elen Regina de Oliveira - Assistente Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, Rio de Janeiro.

Elifaz de Freitas Cabral - Médico, Ortopedista da SES RO e do Hospital Santa Marcelina, e Professor do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, Porto Velho, Rondônia.

Catarina Mabel Moreira - Professora da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, Rio de Janeiro.

Cleumar Silva do Nascimento - Enfermeiro do Hospital Santa Marcelina, Porto Velho, Rondônia.

Kazue Narahashi - Médica, Infectologista do Hospital Santa Marcelina, Porto Velho, Rondônia.

Maria Dias Torres Kenedi - Fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, Rio de Janeiro.

Maria Leide Wand-del-Rey de Oliveira - Médica, Dermatologista. Professora da Faculdade e Medicina da UFRJ, Rio de Janeiro.

Rosangela Romano Lopes John - Fisioterapeuta do Hospital Santa Marcelina, Porto Velho, Rondônia.

Silvana Teixeira de Miranda - Fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, Rio de Janeiro.

Wanderlei Ruffato - Enfermeiro da Policlínica Oswaldo Cruz, Porto Velho, Rondônia.


Agradecimentos

Agradecimentos a organizações: Faculdade de Medicina e Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde, e Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia.

Agradecimentos a indivíduos - À equipe de profissionais que desenvolvem o cuidado a pessoas com hanseníase no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) no Rio de Janeiro, e na Policlínica Oswaldo Cruz e no Hospital Santa Marcelina em Porto Velho, Rondônia. À Enfermeira Carmelita, Coordenadora Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação (CGHDE) do Ministério da Saúde e à Enfermeira Albanete Mendonça, Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da Secretaria Estadual da Saúde de Rondônia.

À Direção anterior do NEaD (UFRJ), que acolheu o projeto DIPEx Brasil, Professor Artur Chaves, e à Direção atual, Professor Bruno Souza de Paula, que garantiu a continuidade do projeto, cujo apoio foi essencial. Ao Jorge Carlos dos Santos, profissional do NEaD, pelo cuidadoso trabalho de legendamento dos vídeos. Ao Ricardo Caiado, profissional do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, pela construção competente do website DIPEx Brasil e do módulo Hanseníase.

Aos colegas da DIPEx Brasil, pesquisadores José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres e Octavio Domont de Serpa Jr. pela disponibilidade e sugestões ao texto dos sumários dos temas e subtemas.