Atenção: todos os videos deste WebSite possuem legendas. Para ativá-las, clique no ícone na barra inferior do video.
Damos boas-vindas ao compartilhamento das narrativas de profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Botucatu (SP) durante a Pandemia de COVID-19!
A Atenção Primária à Saúde (APS) é porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi responsável pelo atendimento e testagem em massa dos pacientes com sintomas gripais em todas as fases da Pandemia no Brasil, assim como pelo processo de gerenciamento, distribuição e aplicação das vacinas quando elas chegaram ao país. Tamanha complexidade foi observada nas entrevistas, nas quais inúmeras temáticas poderão ser encontradas tais como a insegurança com a escassez de recursos, a ressignificação da prática profissional, a reordenação dos processos de trabalho, a saúde dos trabalhadores e os conflitos políticos em torno das prescrições e da vacinação.
Nesta página, estão compartilhadas as experiências de 40 profissionais atuantes na APS das cidades de Botucatu, no estado de São Paulo, e do Rio de Janeiro durante a Pandemia de COVID-19. Entre julho de 2020 e agosto de 2023 foram realizadas entrevistas remotas com agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos atuantes nas unidades básicas de saúde da capital fluminense e do município paulista. Cabe ressaltar que Botucatu, inclusive, foi escolhida para um estudo de efetividade da vacina contra a COVID-19 Oxford-Astrazeneca, distribuída, no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no ano de 2021.