Alicia Navarro de Souza
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1977). Mestrado (1989) e Doutorado (1998) em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Culture and Mental Health Research Unit do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill, Canada (2009). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde (FAIMER-UFC, 2013). Professora Colaboradora (Professora Associada aposentada) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GARCIA, Vera Lucia; NAVARRO DE SOUZA, Alicia. A narrativa e a pesquisa qualitativa. In: Raimunda Magalhães da Silva; Indiara Cavalcante Bezerra; Christina Cesar Praça Brasil; Escolástica Rejane Ferreira Moura. (Org.). Estudos qualitativos: enfoques teóricos e técnicas de coleta de informações. 1aed. Sobral: UVA, 2018, p. 199-210.
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LEAL, Erotildes Maria; SOUZA, Alicia Navarro de; SERPA JUNIOR, Octavio Domont de; OLIVEIRA, Iraneide C.; DAHL, Catarina M.; FIGUEIREDO, Ana Cristina; SALEM, Samantha; GROLEAU, Danielle. McGill Entrevista Narrativa de Adoecimento - MINI: tradução e adaptação transcultural para o português. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 21, p. 2393-2402, 2016.
NAVARRO DE SOUZA, Alicia; ROCHA, Hélio Antônio; BASTOS, Daniela Freitas; GOMES, Maria Katia; BOLLELA, Valdes R. A narrativa de adoecimento e as praticas formativas na construção da realidade clinica. Cadernos da ABEM, v. 10, p. 47-57, 2015.
SOUZA, Alicia Navarro de; PITANGUY, Jacqueline (Org.) . Saúde, Corpo e Sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2014. v. 1. 288p
NAVARRO DE SOUZA, Alicia; GROLEAU, Danielle; LOISELLE, Carmen G.; FOULKES, William D.; WONG, Nora. Cultural Aspects of Healthy BRCA Carriers from Two Ethnocultural Groups. Qualitative Health Research, v. 24, p. 665-681, 2014.
MACRAE, Lynn; DE SOUZA, Alicia; LOISELLE, Carmen G.; WONG, Nora. Experience of BRCA1/2 mutation-negative young women from families with hereditary breast and ovarian cancer: a qualitative study. Hereditary Cancer in Clinical Practice (Online), v. 11, p. 14, 2013.
Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1995-2000). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da USP e do Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde também da USP. Suas áreas de interesse são a Promoção da Saúde, com foco em: Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde dos estudantes da saúde e Saúde da população negra. Nesta última frente, coordena o grupo de pesquisa Race.ID em inequidades em saúde.
GERMANI, ANA CLAUDIA CAMARGO GONÇALVES; CAHÚ, FABIANA GONÇALVES DE MELLO ; MIRANDA, FELLIPE EUGÊNIO SOARES ; GOMES, FERNANDA GÉA DE LUCENA ; GRANGEIRO, PATRICIA MORENO ; SCHMITT, ANA CAROLINA BASSO ; PINA-OLIVEIRA, ALFREDO ALMEIDA . Health promotion to people with disabilities: case report from two University extension projects. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e56111124956, 2022.
GALVAO, A. L. M. ; OLIVEIRA, E. ; Germani, ACCG ; LUIZ, O. C. . Determinantes estruturais da saúde, raça, gênero e classe social: uma revisão de escopo. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE), v. 30, p. 1-14, 2021.
FAVARATO, M. H. ; Germani, ACCG ; MARTINS, M. A. . Glimpsing the raging seas that stop swans: A qualitative look at living with multimorbidity and pain in patients from a tertiary care service. Journal of Multimorbidity and Comorbidity, v. 11, p. 263355652199950, 2021.
COUTO, M. T. ; MACHIN, R. ; COSTA, M. R. M. ; ROCHA, A. L. S. ; MODESTO, A. A. ; Germani. Ana Claudia Camargo . A (in)visibilidade gênero no currículo e na prática de duas especialidades médicas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE), v. 45, p. e040-9, 2021.
Germani, ACCG; CONCEICAO, M. I. G. ; CABRAL, I. E. ; OLIVA, I. L. ; BASTOS, D. F. ; SOUZA, A. R. N. D. . Narratives: What did we learn about online methods during the pandemic?. In: Cristina Baixinho; Ivone Cabral; Ronaldo Linhares. (Org.). Qualitative Research and the Digital Challenge. 1ed.: , 2022, v. 10, p. 1-12.
AKERMAN, M. (Org.) ; Germani, ACCG (Org.) ; OLIVEIRA, A. A. P. (Org.) ; BROUCKE, S. V. D. (Org.) ; CHIOU, S. (Org.) ; FRACOLLI, L. (Org.) ; GENDRON, S. (Org.) ; LEVIN-ZAMIR, D. (Org.) ; MORGAINE, K. (Org.) ; NOGUEIRA, J. A. D. (Org.) ; ROCHA, D. G. (Org.) ; WILLS, J. (Org.) . International Handbook of Teaching and Learning in Health Promotion Practices and Reflections from Around the World. 1. ed. Springer, 2022. 761p .
Antonio Pithon Cyrino
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1982), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, UnB (2014). Professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Editor da revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação desde 1997. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado), Faculdade de Medicina (FM), Unesp. Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude), FM Unesp.
GODOY, D. C.; CYRINO, Antonio Pithon. O estetoscópio e o caderno: narrativas de vivência clínica de estudantes de medicina. 1a. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. v. 1. 126p
CYRINO, Antonio Pithon; TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues. Saúde Pública, Mudança de Comportamento e Criação: da educação sanitária à emergência da inteligência coletiva em saúde. In: Bertucci, Liane Maria; Mota, André; Schraiber, Lilia Blima. (Org.). Saúde e Educação, um encontro plural. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017, p. 45-57.
CYRINO, Antonio Pithon. Entre a ciência e a experiência: uma cartografia do autocuidado no diabetes. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009. v. 1. 230p
Ivone Evangelista Cabral
Graduação em Enfermagem (1981-1985), habilitação enfermagem obstétrica (1985); Especialização em enfermagem pediátrica (1986); Especialização em estimulação essencial ao desenvolvimento da humano (1987); Mestre em Enfermagem (1994); Doutora em Enfermagem (1997); todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Division of Social and Transcultural Psychiatry, McGill University, Montreal, Canada (2005-2006). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (EEAN) e do Mestrado Profissional em Atenção Primária a Saúde da Faculdade de Medicina e Instituto de Atenção São Francisco de Assis, ambos da UFRJ. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2 do CNPq.
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José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978-1983). É Mestre (1991), Doutor (1995) e Livre-Docente (2003) em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, e atuou como Guest Lecturer no Harvard Aids Institute, Harvard University (1996) e como Visiting Research Scholar na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs/Global Health Program, Princeton University (2014-2015). Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão Universitária e Coordenador do Núcleo de Direitos da USP (2010-2014). Suas áreas de interesse são a Atenção Primária à Saúde e Humanidades em Saúde, com foco em Saúde do Adolescente, Cuidado em Saúde e Vulnerabilidade e Direitos Humanos em Saúde. É Bolsista IB do CNPq.
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Marcelo Castellanos
Possui bacharelado em Ciências Sociais (1996) e doutorado (2007) em Saúde Coletiva, ambos pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado em sociologia na Université Pierre-Mendès-France, com o apoio da CAPES, desenvolvendo estudos sobre adoecimento crônico, vulnerabilidade e desigualdades em saúde. Atualmente, é professor associado no Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Integra o Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento - UFBA, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Principais interesses de pesquisa: narrativas em saúde, sociologia do adoecimento crônico, formação em saúde.
Lattes
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Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer; Barros, Nelson Filice de e Coelho, Sandra Straccialano. Rupturas e continuidades biográficas nas experiências e trajetórias familiares de crianças com fibrose cística. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2018, vol.23, n.2 [citado 2018-03-20], pp.357-368. http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n2/1413-8123-csc-23-02-0357.pdf
Maria Inês Gandolfo Conceição
Graduada em Psicologia (1987), especialista em Psicologia Hospitalar (1998), especialista em Psicodrama - Didata Supervisora (2010), mestre (1994) e doutora (2000) em Psicologia. Realizou pós-doutorado em Psicossociologia na Universidade Federal Fluminense – UFF (2010) e em Pesquisa Qualitativa em Saúde no The Centre for Addiction and Mental Health – CAMH (2014) da University of Toronto. É professora Associada IV do Departamento de Psicologia Clínica (DPCL) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UnB). Foi professora visitante no Centre for Critical Qualitative Health Research da University of Toronto (2012). Coordena, no Brasil, o projeto de pesquisa da Rede Brasil-Canadá de Pesquisa Qualitativa em Saúde (CAPES/DFATD), é membro fundadora da Associação Brasileira de Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP), membro fundadora da Associação Brasileira de Editores Científicos em Psicologia (ABECiP), coordena o laboratório PRODEQUI – Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas do DPCL/IP/UnB.
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CONCEICAO, M. I. G.; GOMES, C. C. Histoire de vie d'adolescents en re?gime de liberte? assiste?. Clinique en sciences sociales. Sens et pratiques alternatives. 1ed.Que?bec: Presses de l'Universite? du Que?bec, 2018, v. 1, p. 165-176.
ASSIS, J. T., CONCEIÇÃO, M. I. G., LICENCA, I. G., CAMPOS, N., REIS, M., FIALHO, L. A., BRAMBATTI, L. P. Medicina tradicional no Brasil e em Moçambique: definições, apropriações e debates em saúde pública. O Público e o Privado, v. 31, p. 13-30, 2018.
Octavio Domont de Serpa Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980-1985), especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986-1987), mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e pós-doutorado no Centre de Recherche en Epistémologie Appliquée/Ecole Polytechnique (2006/2007). Atualmente é professor associado do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Psicopatologia e Subjetividade e é professor permanente do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental.
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LEAL, Erotildes Maria; MUÑOZ, Nuria Malajovich; Serpa Jr., Octavio Domont de. Além da compulsão e da escolha: autonomia, temporalidade e recuperação pessoal. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 22, p. 130-149, 2019.
Serpa Júnior, Octavio Domont De; VERZTMAN, Julio Sergio. Observing Psychiatry. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 22, p. 194-198, 2019.
BARROS, O. C.; MELCA, M. F. A.; Serpa Junior, Octavio Domont De . Redes e mídias sociais: o potencial multiplicador para a ajuda mútua de ouvidores de vozes. Journal of Nursing and Health, v. 8, p. 1-13, 2018.
Serpa Júnior, Octavio Domont De; MUÑOZ, Nuria Malajovich ; LIMA, B. A. ; SANTOS, E. S. ; LEAL, Erotildes Maria ; SILVA, L. A. ; SOUZA, L. E. M. ; NASCIMENTO, M. A. L. ; SOUZA, N. S. ; BARROS, O. V. D. M. ; DELGADO, P. G. G. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM RECOVERY: USUÁRIOS COMO TUTORES, FAMILIARES COMO CUIDADORES/PESQUISADORES E EFEITOS DESTAS PRÁTICAS EM DOCENTES E PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 9, p. 254-274, 2017.
Barros, Octávia Cristina; Serpa Jr, Octavio Domont de. Ouvir vozes: um estudo netnográfico de ambientes virtuais para ajuda mútua. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE), v. 27, p. 867-888, 2017.
Onocko-Campos, Rosana Teresa; Díaz, Alberto Rodolfo Giovanello; Dahl, Catarina Magalhães; LEAL, Erotildes Maria; Serpa Junior, Octavio Domont De . Methodological challenges in the use of focus groups with people with severe mental illness. Cadernos de Saude Publica, v. 33, p. 1-13, 2017.
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LEAL, Erotildes Maria; Souza, Alicia Navarro Dias; Serpa Jr, Octavio Domont De ; FIGUEIREDO, Ana Cristina; OLIVEIRA, Iraneide Castro; SALEM, S.; GROLEAU, D. McGill Entrevista Narrativa de Adoecimento - MINI: tradução e adaptação transcultural para o português. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 21, p. 2393-2402, 2016.