Nosso grupo

Alicia Navarro de Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1977). Mestrado (1989) e Doutorado (1998) em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Culture and Mental Health Research Unit do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill, Canada (2009). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde (FAIMER-UFC, 2013). Professora Colaboradora (Professora Associada aposentada) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lattes
Orcid

GARCIA, Vera Lucia; NAVARRO DE SOUZA, Alicia. A narrativa e a pesquisa qualitativa. In: Raimunda Magalhães da Silva; Indiara Cavalcante Bezerra; Christina Cesar Praça Brasil; Escolástica Rejane Ferreira Moura. (Org.). Estudos qualitativos: enfoques teóricos e técnicas de coleta de informações. 1aed. Sobral: UVA, 2018, p. 199-210.

BASTOS, Daniela Freitas; CUNHA, Antônio José Ledo Alves da; SOUZA, Alicia Navarro de. The Experience of Family Medicine Interns Conducting McGill Illness Narrative Interview with Non-Compliant Chronic Patients. Revista Brasileira de Educação Médica (ONLINE), v. 42, p. 178-188, 2018.

SOUZA, Alicia Navarro de. Prefácio. In: Cristiane Alves Villela Nogueira e Ana Luisa Rocha Mallet. (Org.). Um voo além da medicina: narrativas de alunos de medicina no Programa Ciência sem Fronteiras. 1ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2017, p. 9-12.

LEAL, Erotildes Maria; SOUZA, Alicia Navarro de; SERPA JUNIOR, Octavio Domont de; OLIVEIRA, Iraneide C.; DAHL, Catarina M.; FIGUEIREDO, Ana Cristina; SALEM, Samantha; GROLEAU, Danielle. McGill Entrevista Narrativa de Adoecimento - MINI: tradução e adaptação transcultural para o português. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 21, p. 2393-2402, 2016.

NAVARRO DE SOUZA, Alicia; ROCHA, Hélio Antônio; BASTOS, Daniela Freitas; GOMES, Maria Katia; BOLLELA, Valdes R. A narrativa de adoecimento e as praticas formativas na construção da realidade clinica. Cadernos da ABEM, v. 10, p. 47-57, 2015.

SOUZA, Alicia Navarro de; PITANGUY, Jacqueline (Org.) . Saúde, Corpo e Sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2014. v. 1. 288p

NAVARRO DE SOUZA, Alicia; GROLEAU, Danielle; LOISELLE, Carmen G.; FOULKES, William D.; WONG, Nora. Cultural Aspects of Healthy BRCA Carriers from Two Ethnocultural Groups. Qualitative Health Research, v. 24, p. 665-681, 2014.

MACRAE, Lynn; DE SOUZA, Alicia; LOISELLE, Carmen G.; WONG, Nora. Experience of BRCA1/2 mutation-negative young women from families with hereditary breast and ovarian cancer: a qualitative study. Hereditary Cancer in Clinical Practice (Online), v. 11, p. 14, 2013.


Antonio Pithon Cyrino

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1982), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, UnB (2014). Professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Editor da revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação desde 1997. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado), Faculdade de Medicina (FM), Unesp. Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude), FM Unesp.

Lattes
Orcid

GODOY, D. C.; CYRINO, Antonio Pithon. O estetoscópio e o caderno: narrativas de vivência clínica de estudantes de medicina. 1a. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. v. 1. 126p

CYRINO, Antonio Pithon; TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues. Saúde Pública, Mudança de Comportamento e Criação: da educação sanitária à emergência da inteligência coletiva em saúde. In: Bertucci, Liane Maria; Mota, André; Schraiber, Lilia Blima. (Org.). Saúde e Educação, um encontro plural. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017, p. 45-57.

CYRINO, Antonio Pithon. Entre a ciência e a experiência: uma cartografia do autocuidado no diabetes. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009. v. 1. 230p


Cesar Orazem Favoreto

Médico graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Residência médica em Doenças Infecto Parasitárias (1985); Mestre em Saúde Coletiva (2002) e Doutor em Saúde Coletiva (2007) pelo Instituto de medicina Social da UERJ. Professor Associado do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Atenção Primária a Saúde da Faculdade de Medicina e Instituto de Atenção São Francisco de Assis, ambos da UFRJ. Membro da Comissão Acadêmica Nacional e Coordenador da Comissão Acadêmica da UERJ do Mestrado Profissional em Saúde da Família em rede nacional PROFSAUDE. Atua na interface entre a Clínica e a Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção primária à Saúde, Medicina de Família, Educação Médica, Medicina Narrativa.

Lattes
Orcid

MENEZES, A; FAVORETO, C. A. O.; Fortes, S ; ORTEGA, F. Narrativas de sofrimento emocional na Atenção Primária à Saúde: contribuições para uma abordagem culturalmente sensível em Saúde Mental Global. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. 1/17-17/17, 2019

OLIVEIRA, P R ; FAVORETO, CAO. Análise da realização da cirurgia ambulatorial na perspectiva da qualificação e resolutividade do cuidado prestado pelo Medicina de Família e Comunidade na Atenção Primaria à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, v. 14, p. 1864, 2019.

ATHIÉ, KAREN ; DOWRICK, CHRISTOPHER ; MENEZES, ALICE LOPES DO AMARAL ; CRUZ, LUANDA ; LIMA, ANA CRISTINA ; DELGADO, PEDRO GABRIEL GODINHO; FAVORETO, CESAR; FORTES, SANDRA . Anxious and depressed women's experiences of emotional suffering and help seeking in a Rio de Janeiro favela. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 22, p. 75-86, 2017

VIEIRA, DANIELA KOELLER RODRIGUES; FAVORETO, CÉSAR AUGUSTO ORAZEM. Narrativas em saúde: refletindo sobre o cuidado à pessoa com deficiência e doença genética no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu. Online), v. 20, p. 89-98, 2016

FERREIRA, DC; FAVORETO, CAO; GUIMARÃES, MBL . A influência da religiosidade no conviver com o HIV. Interface (Botucatu. Impresso), v. 16, p. 383-394, 2012.

FERREIRA, DC.; FAVORETO, CAO. Análise da narrativa dos pacientes com HIV na construção da adesão terapêutica. Physis (UERJ. Impresso), v. 21, p. 917-936, 2011.

FAVORETO, CAO.; CABRAL CC. NARRATIVAS SOBRE O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: EXPERIENCIAS EM GRUPOS OPERATIVOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 13, p. 7-18, 2009


Eliana Goldfarb Cyrino

Sou médica, formada em 1982, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Residência em Medicina Preventiva e Social/Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), UNESP. Mestre em Medicina Preventiva e Social/Faculdade de Medicina da USP (1994) e em Educação Para Profissionais de Saúde/University of Illinois, Chicago, EUA (2000). Doutora em Pediatria FMB (2002). Professora Associada do Depto de Saúde Pública da FMB, desde 1986, atuando na graduação, residência médica e multiprofissional, na Pós Graduação em Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Saúde da Família. Participa do Grupo de Mulheres do Jardim Peabirú, articulando saúde à educação popular. Editora da Revista Interface-Comunicação, Saúde e Educação. De 2013 à 2015, trabalhei no Ministério da Saúde do Brasil como Coordenadora de Ações Estratégicas da Educação na Saúde.

Lattes
Orcid

SORDI, MARA REGINA LEMES DE; CYRINO, ELIANA GOLDFARB; MENDONÇA, CAROLINA SIQUEIRA. The history of the recent expansion of medical schools in Brazil: a conversation about education, innovation and commitment to the Brazilian National Health System (SUS). Interface (Botucatu. Online), v. 23, p. 1-10, 2019. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832019000600600&script=sci_arttext

Brasil. Ministério da Saúde. Laboratório de Inovação em Educação na Saúde com ênfase em Educação Permanente /Cyrino, Eliana Goldfarb. Educação interprofissional na interação universidade, serviço, comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial Saúde no Brasil. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. p. 36-40 https://apsredes.org/wp-content/uploads/2018/07/NavegadorSUS-WEB-INTER.pdf

Ceccim, Ricardo Burg (Org.); CYRINO, ELIANA GOLDFARB (Org.). Formação profissional em saúde e protagonismo dos estudantes: percursos na formação pelo trabalho.1ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2017. v1. 338p. http://editora.redeunida.org.br/project/formacao-profissional-em-saude-e-protagonismo-dos-estudantes-percursos-na-educacao-pelo-trabalho/

AZEVEDO, GEORGE DANTAS ; BATISTA, NILDO ALVES ; SOUZA DA SILVA BATISTA, SYLVIA HELENA ; BARROS BELLINI, MARIA ISABEL ; SETTE CÂMARA, ANA MARIA CHAGAS ; DA COSTA, MARCELO VIANA ; CYRINO, Antonio Pithon; CYRINO, ELIANA GOLDFARB; PEDUZZI, MARINA; REEVES, SCOTT . Interprofessional education in Brazil: Building synergic networks of educational and healthcare processes. Journal of Interprofessional Care, v. 30, p. 135-137, 2016. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/13561820.2015.1119630

PINTO, T.R.; CYRINO, Eliana Goldfarb. Listening to the primary health care worker: potential and challenges in educational practices. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp.765-777. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500765&lng =en&nrm=iso&tlng=en

Cyrino, Eliana Goldfarb; Romanholi, R.M.Z.; Roberto, A.P.C.. A História das Famílias: o Trabalho com Narrativas Repletas de Significados e Interpretações na Formação Interprofissional de Enfermeiros e Médicos. In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [Blucher Medical Proceedings, num.2, vol.1] São Paulo: Editora Blucher,2014,p.118. http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/9538

CYRINO, E. G. Prefácio. In: Godoy, D.; Cyrino, A.P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de Medicina. São Paulo, 2013, p.9-13. https://www.researchgate.net/publication/262180037O_estetoscopio_e_o_caderno_narrativas_de_vivencia_clinica_de_estudantes_de_medicina


Ivone Evangelista Cabral

Graduação em Enfermagem (1981-1985), habilitação enfermagem obstétrica (1985); Especialização em enfermagem pediátrica (1986); Especialização em estimulação essencial ao desenvolvimento da humano (1987); Mestre em Enfermagem (1994); Doutora em Enfermagem (1997); todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Division of Social and Transcultural Psychiatry, McGill University, Montreal, Canada (2005-2006). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (EEAN) e do Mestrado Profissional em Atenção Primária a Saúde da Faculdade de Medicina e Instituto de Atenção São Francisco de Assis, ambos da UFRJ. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2 do CNPq.

Lattes

Partelli ANM; Cabral IE. Images of alcohol in the adolescents’ life of one Quilombola community. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019; 72(2): 468-475. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000200468&lng=en
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0264.

de Moura Bubadué R; Cabral IE. Advocacy care on HIV disclosure to children. Nursing Inquiry. 2018; 26(2): e12278. https://doi.org/10.1111/nin.12278

Cabral IE, Paula CC, Vieira ACG, Oliveira JD. Knowledge translation - modelo conceitual de transformação de conhecimento na pesquisa em saúde e enfermagem In: A prática na investigação qualitativa: exemplos de estudos.1 ed. Aveiro: Ludomedia, 2018, v.2, p. 209-245.

Partelli ANM; Cabral IE. HISTÓRIAS SOBRE ÁLCOOL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE CRIAÇÃO-VALIDAÇÃO DE QUADRINHOS POR ADOLESCENTES. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017; 26(4): e2820017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400323&lng=pt.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002820017.

Góes FGB, Cabral IE. Discursos sobre cuidados na alta de crianças com necessidades especiais de saúde. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 Fev [citado 2019 Out 23] ; 70( 1 ): 163-171. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100163&lng=pt
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0248.

Silva LF, Cabral IE. Cancer repercussions on play in children: implications for nursing care. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2014 Dec [cited 2019 Oct 23]; 23(4): 935-943. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072014000400935&lng=en
http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002380013.

Groleau D; Cabral I E. Reconfiguring insufficient breast milk as a sociosomatic problem: mothers of premature babies using the kangaroo method in Brazil. Maternal and Child Nutrition. 2009; 5 (1):10 – 24. https://doi.org/10.1111/j.1740-8709.2008.00151.x

Groleau D, Zelkowitz P, Cabral IE. Enhancing Generalizability: Moving from an Intimate to a Political Voice. Qualitative Health Research. 2009; 19 (3): 416 – 426. https://doi.org/10.1177/1049732308329851


José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978-1983). É Mestre (1991), Doutor (1995) e Livre-Docente (2003) em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, e atuou como Guest Lecturer no Harvard Aids Institute, Harvard University (1996) e como Visiting Research Scholar na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs/Global Health Program, Princeton University (2014-2015). Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão Universitária e Coordenador do Núcleo de Direitos da USP (2010-2014). Suas áreas de interesse são a Atenção Primária à Saúde e Humanidades em Saúde, com foco em Saúde do Adolescente, Cuidado em Saúde e Vulnerabilidade e Direitos Humanos em Saúde. É Bolsista IB do CNPq.

Lattes

Orcid

AYRES JRCM. Hermeneutics, nursing and a pedagogy of the encounter. Nursing Philosophy, v. 20, p. e12258, 2019.

KALICHMAN AO, AYRES JRCM. Integralidade e tecnologias de atenção à saúde: uma narrativa sobre contribuições conceituais à construção do princípio da integralidade no SUS. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, p. e00183415-13, 2016.

AYRES JRCM. Some virtues, values and purposes in the challenges faced by physicians. Revista de Medicina, v. 95, p. 53-59, 2016

Othero MB, AYRES, JRCM. Necessidades de saúde da pessoa com deficiência: a perspectiva dos sujeitos por meio de histórias de vida. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 219-234, 2012.

AYRES JRCM. Para comprender el sentido práctico de las acciones de salud: contribuciones de la Hermenéutica Filosófica. Salud Colectiva, v. 4, p. 159, 2008.

AYRES JRCM, PAIVA V, FRANÇA JÚNIOR I, GRAVATO N, LACERDA R, DELLA NEGRA M, MARQUES HHS, GALANO E, LECUSSAN P, SEGURADO AC, SILVA MH. Vulnerability, Human Rights and Comprehensive Health Care Needs of Young People Living With HIV/AIDS. American Journal of Public Health, v. 96, n.6, p. 1001-1006, 2006

PAIVA V, AYRES JRCM, Capriati A, AMUCHÁSTEGUI A, PECHENY M (Orgs.). Prevención, promoción y cuidado: enfoques de vulnerabilidad y derechos humanos. Buenos Aires: Teseo, 2018.

AYRES JRCM. Cuidado: trabalho e interação nas práticas de saúde (1a. reimpressão). Rio de Janeiro: CEPESC - IMS/UERJ - ABRASCO, 2011.


Marcelo Castellanos

Possui bacharelado em Ciências Sociais (1996) e doutorado (2007) em Saúde Coletiva, ambos pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado em sociologia na Université Pierre-Mendès-France, com o apoio da CAPES, desenvolvendo estudos sobre adoecimento crônico, vulnerabilidade e desigualdades em saúde. Atualmente, é professor associado no Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Integra o Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento - UFBA, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Principais interesses de pesquisa: narrativas em saúde, sociologia do adoecimento crônico, formação em saúde.

Lattes
Orcid
Scopus: 36243001000

Nunes, E; Castellanos, MEP; Barros, NF. (2010) A experiência com a doença: da entrevista à narrativa. Physis, Rio de Janeiro, 20 (4): 1341-1356. http://www.scielo.br/pdf/physis/v20n4/a15v20n4.pdf

Castellanos, M. E. P. Adoecimento crônico infantil: um estudo das narrativas familiares. 1. ed. São Paulo: HUCITEC, 2011. v. 1. 158p . ISBN 9788579700668.

Castellanos, M.E.P. et al. (2011) Evidências produzidas por pesquisas qualitativas sobre diabetes tipo 2: revisão de literatura. Interface - Comunic., Saúde, Educ., 15(36): 257-73. http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n36/aop4810.pdf

Souza KMJ; Castellanos MEP, Sá LD; Palha PF. Experiência de adoecimento e narrativas: apontamentos teóricos e metodológicos. In: Melo, LP; Gualda, DMR; Campos, EA. Antropologia, Saúde e Enfermagem; São Paulo: Manole; 2013. ISBN 978-85-204-3558-8

Magno, L.; Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer. Significados e vulnerabilidade ao HIV/aids entre caminhoneiros de rota longa no Brasil. Revista de Saúde Pública (Impresso), v. 50, p. 1, 2016. http://www.scielo.br/pdf/rsp/v50/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872016050006185.pdf

Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer. A narrativa nas pesquisas qualitativas em saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2014, vol.19, n.4, pp. 1065-1076. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014194.12052013  http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n4/1413-8123-csc-19-04-01065.pdf

Castellanos, M.E.P. CRONICIDADE: questões e conceitos formulados pelos estudos qualitativos de ciências sociais em saúde. In: Castellanos, M.E.P.; Trad. L.A.B.; Jorge, M.S.B.; Leitão, I.M.T.A. Cronicidade[e-book]: experiência de adoecimento e cuidado sob a ótica das ciências sociais. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 35-60. http://www.uece.br/ppsacwp/wp-content/uploads/sites/37/2016/04/CRONICIDADE-EXPERIENCIA-DE-ADOECIMENTO-E-CUIDADO-SOB-A-OTICA-DAS-CIENCIAS-SOCIAIS.pdf

Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer; Barros, Nelson Filice de e Coelho, Sandra Straccialano. Rupturas e continuidades biográficas nas experiências e trajetórias familiares de crianças com fibrose cística. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2018, vol.23, n.2 [citado 2018-03-20], pp.357-368. http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n2/1413-8123-csc-23-02-0357.pdf


Maria Inês Gandolfo Conceição

Graduada em Psicologia (1987), especialista em Psicologia Hospitalar (1998), especialista em Psicodrama - Didata Supervisora (2010), mestre (1994) e doutora (2000) em Psicologia. Realizou pós-doutorado em Psicossociologia na Universidade Federal Fluminense – UFF (2010) e em Pesquisa Qualitativa em Saúde no The Centre for Addiction and Mental Health – CAMH (2014) da University of Toronto. É professora Associada IV do Departamento de Psicologia Clínica (DPCL) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UnB). Foi professora visitante no Centre for Critical Qualitative Health Research da University of Toronto (2012). Coordena, no Brasil, o projeto de pesquisa da Rede Brasil-Canadá de Pesquisa Qualitativa em Saúde (CAPES/DFATD), é membro fundadora da Associação Brasileira de Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP), membro fundadora da Associação Brasileira de Editores Científicos em Psicologia (ABECiP), coordena o laboratório PRODEQUI – Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas do DPCL/IP/UnB.

Lattes
Orcid
ResearchGate

ALMEIDA, M. M., CONCEICAO, M.I.G. O Sistema Único de Saúde e a Política sobre drogas no Brasil. In: M. A. O. Sudbrack; M. I. G Conceição; I. M. Silva; S. R. L. B. dos Santos. (Org.). ABRAMD Compartilhando saberes. 1ed.Brasília: Technopolitik, 2015, v. 1, p. 11-23.

MACEDO, E.E O. S., CONCEICAO, M.I.G. Significações sobre Adolescência e Saúde entre Participantes de um Grupo Educativo de Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 35, p. 1059-1073, 2015.

MACEDO, E. O. S., CONCEICAO, M.I.G. Group actions to promote adolescents’ health. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), v. 23, p. 222-230, 2013.

ASSIS, J. T., BARREIROS, G. B., CONCEICAO, M.I.G. A internação para usuários de drogas: diálogos com a reforma psiquiátrica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso), v. 16, p. 584-596, 2013.

MACEDO, R. M. ; MORE, C. CERVENY, C. ;COSTA, L. F., CONCEICAO, M. I. G., PENSO, M.A., MARTINS, S. R. Subsídios para politicas publicas de apoio às famílias. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 39, p. 23-40, 2011.

CONCEICAO, M. I. G.; GOMES, C. C. Histoire de vie d'adolescents en re?gime de liberte? assiste?. Clinique en sciences sociales. Sens et pratiques alternatives. 1ed.Que?bec: Presses de l'Universite? du Que?bec, 2018, v. 1, p. 165-176.

ASSIS, J. T., CONCEIÇÃO, M. I. G., LICENCA, I. G., CAMPOS, N., REIS, M., FIALHO, L. A., BRAMBATTI, L. P. Medicina tradicional no Brasil e em Moçambique: definições, apropriações e debates em saúde pública. O Público e o Privado, v. 31, p. 13-30, 2018.


Nelson Filice de Barros

Professor Livre-docente da Área de Ciências Sociais Aplicadas á Saúde e Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990-1993), especialista em Sociologia da Saúde (1994), Mestre (1997), Doutor (2002) e Livre-Docente (2013). Na Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp exerceu cargo de chefe adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (2010-2012) e coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (2014-2016; 2018-atual). Realizou pós-doutorado na Universidade de Leeds/UK (2006-2007) e Estágio Sênior na Universidade de Londres/UK (2017).

Secretário/Tesoureiro do Research Committee 15 Sociology of Health/ International Sociological Association (2018-2022). Desenvolve pesquisa em Estudos Culturais em Saúde; Sociologia da Saúde; Sociologia das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa; Ensino das Ciências Sociais na Área da Saúde; e Saúde Coletiva. É Bolsista ID do CNPq.

Lattes:
Orcid:

Contatore, OA; Malfitano, APS e Barros, NF. Por uma sociologia do cuidado: reflexões para além do campo da saúde. Trab. educ. saúde. 2019, vol.17, n.1

Raimondi, GA; Moreira, C, Barros, NF. This Text Is (Not) a Scientific Paper. Qualitative Inquiry First Published August 11, 2019. https://doi.org/10.1177/1077800419868510

Barros, NF; Catrib, AMF; Brilhante, AVM; Jorge, MSB. Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva. In: ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. (Org.). Rouquayrol: epidemiologia & saúde. 8ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2018, v. , p. 661-668.

Castellanos, MEP; Barros, NF; Coelho, SS. Rupturas e continuidades biográficas nas experiências e trajetórias familiares de crianças com fibrose cística. Ciencia & Saude Coletiva, v. 23, p. 357-368, 2018.

Contatore, OA; Malfitano, APS e Barros, NF. Os Cuidados em Saúde: ontologia, hermenêutica e teleologia. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 00, p. 1-12, 2017.

Siegel, P; Broom, A; Bowden, V; Adams, J; Barros, NF. Attitudes toward complementary and alternative medicine amongst oncology professionals in Brazil. Complementary Therapies in Medicine, v. 27, p. 30-34, 2016.

Barros, NF. Ciências Sociais na educação médica. 1. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2016. v. 1. 192p .

Barros, NF; Silva, RA. Cientistas sociais no Sistema Único de Saúde. TEMPO SOCIAL. v. 27, p. 49-71, 2015.

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Octavio Domont de Serpa Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980-1985), especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986-1987), mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e pós-doutorado no Centre de Recherche en Epistémologie Appliquée/Ecole Polytechnique (2006/2007). Atualmente é professor associado do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Psicopatologia e Subjetividade e é professor permanente do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial e do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental.

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