Introdução

Atenção: todos os videos deste WebSite possuem legendas. Para ativá-las, clique no ícone na barra inferior do video.

 

Sejam bem-vindos ao compartilhamento de experiências de pessoas acometidas por hanseníase e profissionais de saúde implicados em seu cuidado.

Aqui, você poderá conhecer a experiência de 43 pessoas que tiveram o diagnóstico de hanseníase, das quais 24 vivem na região norte e 19 na região sudeste do país. Pessoas de diferentes idades entre 19 e 74 anos, 22 homens e 21 mulheres compartilharam conosco experiências pessoais, através de entrevistas gravadas em vídeo ou áudio. Como foi o caminho até receber o diagnóstico, a reação ao saber o diagnóstico, o preconceito imaginado e sofrido, experiências em áreas endêmicas, o que pensam sobre o contágio e a cura da hanseníase. Esses são alguns dos tópicos que esperamos possam trazer informações úteis para você.

Você poderá conhecer, também, a experiência de 13 profissionais de saúde implicados no cuidado de pessoas acometidas por hanseníase que exercem sua profissão na região norte e sudeste do país (em construção). Homens e mulheres, médicos e médicas, enfermeiros, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais compartilharam conosco sua experiência ao comunicar o diagnóstico, ao conversar sobre o preconceito vivido pelas pessoas sob seus cuidados, ao se defrontar com as limitações cotidianas a exigir o autocuidado, ao abordar o conceito de cura com as pessoas que receberam o diagnóstico de hanseníase, entre outros temas.