Sejam bem-vindos ao compartilhamento de experiências de pessoas acometidas por hanseníase e profissionais de saúde implicados em seu cuidado.
Aqui, você poderá conhecer a experiência de 53 pessoas que tiveram o diagnóstico de hanseníase, das quais 30 vivem na região norte e 23 na região sudeste do país. Pessoas de diferentes idades entre 18 e 74 anos, 28 homens e 25 mulheres compartilharam conosco experiências pessoais, através de entrevistas gravadas em vídeo ou áudio. Como foi o caminho até receber o diagnóstico, a reação ao saber o diagnóstico, o preconceito imaginado e sofrido, experiências em áreas endêmicas, o que pensam sobre o contágio, a causa e a cura da hanseníase. Esses são alguns dos tópicos que esperamos possam trazer informações úteis para você.
Você poderá conhecer, também, a experiência de 11 profissionais de saúde implicados no cuidado de pessoas acometidas por hanseníase que exercem sua profissão na região norte e sudeste do país. Homens e mulheres, médicos e médicas, enfermeiros, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais compartilharam conosco sua experiência ao comunicar o diagnóstico, ao conversar sobre o preconceito vivido pelas pessoas sob seus cuidados, ao se defrontarem com as limitações cotidianas a exigir o autocuidado, ao abordarem o conceito de cura com as pessoas que receberam o diagnóstico de hanseníase.